Blog F5 JR
A relação Brasil-EUA: que tal expandir suas possibilidades?
Tanto no comércio exterior quanto em acordos bilaterais entre os territórios, o fluxo de importação e exportação entre Brasil e Estados Unidos é caracterizado como destaque na América. Desse modo, a importância da economia americana para o Estado brasileiro pode ser percebido por tal mercado ocupar a segunda posição entre os maiores destinos dos produtos brasileiros.
Brasil: o ‘gigante’ do mercado têxtil!
Desde antes do início do processo de industrialização brasileiro o setor têxtil ocupa uma posição de relevância. Essa situação se deve ao fato de que, mesmo antes da chegada dos portugueses, nativos já produziam vestimentas artesanalmente utilizando de fibras vegetais. Apesar de diversas interrupções e períodos em que tal área foi prejudicada por medidas intervencionistas da Metrópole, houveram fatores históricos que favoreceram o mercado de tecidos do país. Tendo isso em vista, como se encontra esse domínio atualmente?
Incoterms: como eles podem ajudar seu negócio?
Elaborados na década de 30 pela Câmara Internacional do Comércio, os incoterms ou International Commercial Terms são definidos como as regras internacionais que regulamentam aspectos e detalhes dos produtos comercializados. Dessa maneira, são essenciais para definir as obrigações do vendedor e comprador de determinada mercadoria para que não ocorram conflitos posteriores a respeito de indefinições no contrato.
A relação Brasil-Alemanha: uma oportunidade para os negócios!
Na década de 20, o papel ativo do Estado alemão se deu na estruturação dos primeiros meios de transporte nacionais e, em pouco mais de uma década os dois países já possuíam fortes relações comerciais, principalmente devido às vendas de algodão. Entretanto, em 1940 esse fluxo mercantil é interrompido devido à Primeira Guerra, fato que prejudica ambas as partes. Então, de que maneira tal território europeu participa das exportações e importações brasileiras hoje?
Cervejas: o destaque no cenário internacional
A partir de 1900, as produções locais de cerveja começaram a se multiplicar pelo Estado brasileiro, concentrando – se sobretudo no Rio de Janeiro e na região Sul com a vinda e consolidação de imigrantes europeus em tais áreas. Nesse viés, a cachaça, a qual havia se consolidado como bebida mais consumida no país, apresentou quedas bruscas em relação à demanda no território e, dessa forma, as cervejarias iniciaram um processo de consolidação no cotidiano do brasileiro.
Ano Novo: o momento certo para mudar!
Apesar do Ano Novo ser celebrado de diferentes maneiras no globo, uma visão é comum as diferentes culturas: a do encerramento de um ciclo e início de um novo. Em sua própria etimologia, o termo réveillon possui origem na palavra francesa “reveiller”, cujo significado pode ser “reanimar” ou “acordar”. Porém, em meio a diversas maneiras de se enxergar essa data, quais são os impactos que podem ser percebidos na economia brasileira?