NOSSO BLOG

A era global.

É amplamente conhecido que estamos vivendo a era da globalização. Com isso, aumenta-se a intensidade internacional das relações humanas trazendo grandes benefícios para toda a comunidade global principalmente com o mútuo crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico.

Adentrando mais na área comercial, segundo dados do MDIC, as exportações brasileiras cresceram 13,8% no primeiro mês de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa seria apenas mais uma evidência da expansão da participação brasileira no comércio internacional e sua integração na “era global”.

De acordo com o diretor de Estatísticas de Apoio às Exportações, Herlon Brandão, “A economia mundial aquecida demanda produtos brasileiros. Por outro lado, o Brasil tem aumentado a sua produção, principalmente de bens agrícolas, de petróleo, de minério. O investimento nessas áreas faz com que o país tenha excedente para ser exportado”. Em outras palavras, a procura por produtos brasileiros vem crescendo no mercado internacional e essa se torna uma grande oportunidade de inserção internacional para as empresas brasileiras aumentarem seu faturamento, desenvolvimento humano e tecnológico.

No entanto, ainda há um receio que amedronta vários empresários brasileiros com enorme potencial de inserção. Entrar no mercado internacional exige uma disponibilidade de fundos para custear essa inserção cujos resultados podem estar ofuscados pela névoa da incerteza da aceitabilidade do produto no exterior.

Superada a etapa do custo de inserção, os resultados certamente serão compensadores dos custos e geradores de crescimento. Investir no comércio internacional é uma “cartela de suplementos alimentares” para qualquer empresa.

O mais simples dos benefícios seria o aumento das receitas de capital para a empresa, mas não param por aí, redução dos riscos à empresa pelos mercados locais e fluxos cambiais, maior margem de negociação e redução do custo unitário tanto na importação de matérias primas quanto na exportação dos bens finais quando maiores quantidades forem demandadas, solução para as demandas de produtos sazonais, fomento humano e até tecnológico da empresa e fundos em várias unidades monetárias estão apenas na ponta do iceberg dos benefícios que o mundo globalizado pode fornecer às empresas que agarram essa oportunidade.

Por fim, na era da globalização, são inúmeras as vantagens que as empresas podem conseguir ao se inserir no mercado internacional. Uma empresa que expande seus horizontes para o mundo consegue um ambiente mais propício ao crescimento ao longo prazo bem maior do que o mercado interno e, assim como disse Albert Einstein, “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Shopping Basket

Receba Novidades