De acordo com a Lei No 6.360 do Código Civil brasileiro, produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, como pele, unhas, cabelo, entre outros com o objetivo de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los e/ou mantê-los em bom estado. Esse conceito pode ter sido definido somente em 1976, mas seu uso é bem antigo.
Os primeiros cosméticos datam da pré-história, quando os homens pré-históricos pintavam e tatuavam seus corpos a partir de terra, cascas de árvores, orvalho e seiva de folhas. No entanto, quem começou o costume de consumir cosméticos em busca de beleza e rejuvenescimento foram os antigos egípcios. A localização do Egito Antigo era propícia para a obtenção de substâncias naturais que começaram a ser utilizadas pelos seus habitantes: as mulheres, naquela época, utilizavam compostos de antimônio para fazer sombras nas pálpebras, pintavam os cabelos e as unhas a partir da henna, utilizavam cipreste e leite para fazer misturas para prevenir rugas e gordura animal e vegetal com o intuito de fazer cremes para a pele. Os egípcios até enterravam os faraós junto de seus cremes e misturas utilizadas no embelezamento a fim de garantir que eles pudessem usar na sua próxima vida.
Dessa forma, ao analisar a história da humanidade, é possível notar que as civilizações sempre se importaram com a apresentação da aparência física e buscavam maneiras de cuidar da beleza. A partir do século XX, as campanhas publicitárias na televisão, rádio e revistas influenciaram o público em geral a adotar o uso de cosméticos diariamente e não só para disfarçar odores e maquiagem artística. Desde então o mercado de cosméticos só cresceu. Atualmente, com a internet e os influenciadores digitais, a forma de publicidade e propaganda mudou.
Nos dias atuais, as suas funções são mais amplas do que apenas o embelezamento: os produtos mais modernos usam diversas substâncias como vitaminas, aminoácidos e componentes originários de plantas para tratar problemas de pele, reduzir o envelhecimento da pele, remover manchas, entre outras funções. Além disso, o uso da tecnologia para desenvolver novos ingredientes e auxiliar no desenvolvimento de novos artigos é cada vez mais recorrente.
Agora que foi explicado um pouco o que são os cosméticos, entenda quais são as principais tendências em cosméticos. Esse levantamento foi feito no portal Brazil Beauty News e pode ajudá-lo a tomar uma decisão de qual produto priorizar na hora de exportar ou importar.
Cosméticos veganos
De acordo com uma pesquisa realizada pela Technavio, até 2024 o mercado de cosméticos veganos terá um aumento de quase R$ 18 bilhões. Além disso, o número de pessoas preocupadas com o bem-estar animal está crescendo mais a cada dia no Brasil e no mundo. Nesse sentido, as empresas do ramo estão investindo cada vez mais na fabricação de produtos que não utilizam ingredientes de origem animal e que não sejam testados em animais. Com isso, os cosméticos veganos são uma das maiores e principais tendências no mercado internacional atual.
Cosméticos sólidos
Embora existam desde os anos 80, os cosméticos sólidos, como xampu, condicionador e perfume em barra, começaram a ganhar espaço no mercado recentemente. Esses produtos estão em tendência, porque são alternativas mais sustentáveis: em sua produção o uso de água é reduzido em mais de 50% quando comparado aos produtos líquidos, além de também reduzir a quantidade de plástico utilizada na produção de recipientes.
Cosméticos para pacientes em tratamento contra o câncer
Devido aos efeitos colaterais do tratamento oncológico, a maioria dos pacientes que lutam contra o câncer possuem problemas na pele que variam desde coceira e ressecamento extremo a erupção cutânea. Tais problemas fazem com que um grande número de pacientes suspenda o tratamento. Dessa forma, as marcas de cosméticos procuram cada vez mais entender esses efeitos e buscar soluções para eles a fim de fornecer maior qualidade de vida aos pacientes.
Cosméticos antipoluição
Apesar da maioria das pessoas não estar consciente disso, a poluição é um dos principais fatores que prejudicam a saúde da pele. As partículas nocivas presentes no ar como gases de carbono, enxofre e metais, ao destruírem o colágeno presente nas células cutâneas, aceleram o envelhecimento da pele e favorecem o surgimento de rugas, manchas e flacidez, além de obstruir os poros, causando espinhas e cravos. Sendo assim, os cosméticos antipoluição são uma grande aposta para a indústria cosmética e estão cada vez mais se tornando tendência!
Produtos específicos para cabelos grisalhos
Assumir a cor natural dos fios tem deixado de ser um tabu no universo feminino. Contudo, aceitar os fios brancos requer cuidados especiais já que os cabelos brancos são mais sensíveis a agentes agressores, como secador, chapinha, cloro, metais (presentes na água, por exemplo) e exposição solar. A ausência de melanina faz com que a fibra capilar tenha menor capacidade de se nutrir, o que leva ao ressecamento. Outro fator a ser pontuado é que os fios brancos tendem a amarelar por conta de poluição e de fuligens. Assim, produtos específicos para esse nicho crescente são uma boa aposta.
Cosméticos para as gestantes
As gestantes têm necessidades específicas de cuidados com a pele, porém são poucas as opções de cosméticos para essa fase da vida. Alguns ingredientes são xenobióticos (substâncias químicas estranhas ao organismo humano que podem ou não ter efeito nocivo à saúde) e/ou disruptores hormonais, com tendência maior a causar alergias e sensibilidades. Na gestação, é preciso evitá-los, bem como os corantes, fragrâncias artificiais e alguns conservantes, como os parabenos.
Maquiagens para pele negra
Segundo levantamento do Google, o termo “maquiagem para pele negra” teve um aumento de 60% nas buscas orgânicas em 2020 em relação a 2019. O crescimento por maquiagem e cuidados com a pele relacionados à diversidade serve para reforçar que não se trata de um nicho do mercado de beleza, uma vez que, no Brasil, mais de 56% da população se declara negra, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O mercado de maquiagens negligência historicamente consumidores de pele negra. Já passou da hora de corrigir esse grande erro.
Cosméticos para regiões específicas do corpo
Há uma busca crescente por produtos para bumbum, pernas e seios. Esses produtos ganham destaque por serem alternativas de cuidados não invasivas, de uso prático e diário. Tais regiões não são muito exploradas pela indústria de cosméticos, apesar de possuírem necessidades específicas. No passado, os cosméticos do setor estavam focados em apontar supostas imperfeições como estrias e celulite e indicar soluções. Hoje, o foco está no cuidado da saúde da pele a curto e a longo prazo.
Já sabe em qual tendência investir? A F5 trabalha com serviços diversos de exportação e importação, nós podemos auxiliá-lo desde os primeiros passos e ajudá-lo a encontrar a solução que mais combina com você. Caso queira saber mais ou tirar dúvidas, basta entrar em contato pelas nossas redes sociais ou por aqui!
Por: Alice Busatto e Yasmim Coutinho