NOSSO BLOG

Tipos de Importações e seus benefícios para empresas

Diferentemente do pensamento da maioria das pessoas, a importação não é um processo viável apenas para grandes empresas, consolidadas no mercado nacional. É também para pequenas e médias empresas, uma vez que o processo de importação garante a elas uma série de benefícios, como: acesso aos melhores custos e ao que há de mais inovador nos setores nos quais atuam, bem como maior visibilidade no cenário brasileiro e estabilidade em momentos de crises econômicas. Um exemplo da adaptabilidade do processo é a carga fracionada que permite que vários embarcadores façam uso do mesmo contêiner, e o valor do frete é dividido proporcionalmente de acordo com o peso e volume da mercadoria.

A importação, portanto, consiste na entrada temporária ou definitiva de bens ou produtos de outros países em território nacional, e se mostra uma excelente alternativa na atual situação econômica do país, onde o mercado interno fica cada vez mais competitivo, e é necessário encontrar uma forma de se destacar. Importar os insumos pode ser o grande diferencial que a sua empresa precisa! Venha com a gente conhecer os tipos de importação, quais os principais benefícios e o que você precisa para iniciar o processo!

No Brasil, há três tipos de importação: própria ou direta, por conta e ordem de terceiros e por encomenda:

  • Importação própria ou direta 

Ocorre quando a própria empresa fica responsável por todas as etapas envolvidas em um processo de importação, bem como por todos os custos com burocracia, logística e armazenagem. Essa empresa também vai ser o cliente final, usando as mercadorias para o consumo interno ou para revender no mercado nacional. É nessa modalidade que são compreendidos os chamados Regimes Aduaneiros Especiais.

  • Importação por conta e ordem de terceiros 

Oferece uma grande vantagem para as empresas que optam por ela, uma vez que a maior parte das etapas são terceirizadas, logo, o foco não é totalmente desviado para o processo. Nessa modalidade, é contratado os serviços de uma importadora, que fica responsável por todo o processo e ao final entrega a mercadoria já nacionalizada para a empresa contratante.

  • Importação por encomenda 

Todo o processo para a aquisição da mercadoria, como a análise da burocracia e da documentação, a escolha do modal e, por último, a nacionalização dessa mercadoria, é feita pelo importador com os próprios recursos, e posteriormente a carga é revendida para a pessoa que a solicitou. Logo, nesse tipo de importação é necessário verificar se o importador possui os recursos para adquirir os bens e produtos encomendados e também é preciso verificar se o solicitante possui condições de bancar essa encomenda ao final da operação, a fim de evitar prejuízos entre as partes.

Entre os benefícios do processo de importação, estão:

  • Diferencial competitivo

Ao importar os insumos usados para a produção do seu produto, há um leque de possibilidades aberto à seu dispor. Você pode se portar de outra forma no mercado nacional, considerando que com a exclusividade de um insumo você pode criar produtos de destaque e alcançar monopólio regional. 

  • Ganho de qualidade

Ao optar pela importação, a empresa passa a ter contato com uma grande quantidade de fornecedores, logo, possui acesso aos melhores produtos com os melhores custo-benefício. 

  • Custo de produção reduzido

Muitas vezes, as matérias-primas necessárias para a produção possuem preços elevados, especialmente por causa dos impostos incididos sobre elas. Assim, a importação é uma oportunidade para reduzir os custos da produção, pois as matérias-primas obtidas no mercado internacional possuem preços significativamente menores. Dessa forma, a margem de lucro pode ser investida no aumento da capacidade produtiva da empresa.

  • Aumento de valor da marca 

O acesso a bens e produtos dificilmente encontrados em território brasileiro podem trazer maior diversidade e destaque para a empresa, que passa a ter um diferencial em relação às outras do mesmo setor. Além disso, é fato que a presença internacional aumenta muito o valor da marca.

  • Drawback

Se trata de uma facilitação de comércio exterior pouco conhecida, existe a possibilidade de redução e até isenção de tarifas para insumos importados de produtos que serão exportados quando finalizados.

O que é necessário fazer para importar sendo uma pequena ou média empresa?

  • Se planejar 

O primeiro passo para começar um processo de importação é buscar auxílio de uma empresa especializada em consultoria internacional para que ela analise as melhores opções, o melhor mercado, os melhores fornecedores, o melhor modal e toda a burocracia e documentação envolvida. Com essa análise em mãos, o processo acaba se tornando mais seguro uma vez que há maior clareza a respeito dos riscos e das vantagens.

  • Estudar o mercado

Uma das principais dificuldades nos processos de internacionalização de empresas é a diferença na legislação entre diferentes países, sobretudo para os setores de alimentos e de cosméticos. Dessa forma, é necessário de uma atenção redobrada para as características técnicas dos produtos oferecidos pelo fornecedor e saber se estão de acordo com as exigências da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). Além disso, é importante que um bom estudo de mercado seja realizado, buscando facilitações aduaneiras nos acordos comerciais no Brasil com outras nações, visando minimizar os custos no processo. 

  • Atentar-se à burocracia : Siscomex, NCM e Incoterms

É importante, ao começar a pensar em internacionalizar uma empresa por meio da importação, conhecer as principais regulações envolvidas no processo. A primeira e mais conhecida é o Siscomex, abreviação para International Commercial Terms, que consiste em uma série de regras que regulam o comércio internacional, estabelecendo os direitos e as obrigações do importador e do exportador e esclarecendo o papel de ambos no processo, bem como onde vai ocorrer a entrega da mercadoria, quem vai ser responsável pelo frete e pelo seguro. Além do Siscomex, outro importante registro é a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), dentre muita utilidade, sem o NCM não é possível importar produtos com o selo INMETRO (O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Temos ainda o Incoterms (Termos Internacionais de Comércio) cujas normas regem os direitos e deveres do importador e do exportador no contrato internacional.

Interessado em importar, mas ainda apreensivo? 

É muito comum ver empresas desistirem de importar insumos pela complexidade do processo de internacionalização: questões burocráticas e logísticas costumam ser demoradas e muito técnicas, existe muito medo em relação a importação não ser viável naquele momento e lidar com prejuízo a curto e longo prazo, além da recorrente apreensão “a minha nova margem de lucro vai superar os custos do processo de importação?”.

Para garantir mais agilidade burocrática, facilitação logística e projeções reais de custo e de mercado procure uma empresa de consultoria internacional. Importe o seu sucesso com muito mais segurança conosco!

Conheça a F5 JR, entre em contato!

Por: Maria Clara Montalvão e Nathália Soares

Shopping Basket

Receba Novidades